musica

terça-feira, 4 de maio de 2010

Mulher um presente de Deus

"Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea" (Gênesis, 2:18).


Homem e mulher são partes de um só quebra cabeça. Ambos se completam e é nessa completude que podem encontrar suas realizações. Entretanto, temos ouvido um grito de "independência" das mulheres e uma resposta não menos sábia dos homens "machistas". Esses que enfileiram esse dois extremos, na relação homem e mulher, não sabem que Deus os criou dependentes um do outros. Por isso, não nego: amo a minha mulher e dependo dela. Sinto-me mais fraco sem as suas opiniões e a sua presença, isso não fere o meu orgulho (se é que posso me orgulhar de alguma coisa!), pois Deus fez a mulher para que o homem pudesse ser pleno em sua existência. Ela foi uma dádiva de Deus a nós homens.

Na criação podemos perceber que Deus havia planejado a união dos seres vivos por meio de casais de animais que eram semelhantes e tinham o dever de se multiplicarem (Gênesis, 1:24,25). Neles ficou refletido o desejo de Deus em fazer dos seres viventes macho e fêmea. Ambos complementares. A criação do homem foi bastante peculiar. Com o homem Deus estabeleceu a aliança pela qual a sua criação se colocaria sob a sua vontade. Todavia, o Senhor Deus percerbeu algo que não seria bom ao homem. Ele viu que para o homem não seria bom que ele vivesse só (cf. Gênesis, 2:18). A responsabilidade dada por Deus a Adão implicava em dominar a criação que ele havia feito. Isso foi uma grande responsabilidade para ele. Acredito que muito do que Adão tinha para fazer na administração da criação dependia do auxílio de uma companheira que pudesse lhe ajudar. No grego da Septuaginta o termo traduzido por "auxiliadora" em Gênesis 2:18 é "Boêthon" que significa ajudadora. No Novo Testamento essa palavra só aparece uma vez em Hebreus 13:6 para referir ao socorro presente de Deus na vida dos seus filhos. Assim de toda a criação nenhum ser vivente poderia servir de ajudante ao homem, senão a mulher (Gênesis 2:18; cf. v. 20).

No projeto de Deus para a sua criação ele viu com antecedência que não seria bom que o homem vivesse só. Além da grande responsabilidade de ser mordomo da criação, Deus também sabia que o coração do homem não seria preenchido com outro ser que não fosse da mesma espécie. A mulher foi o presente de Deus dado ao homem para que ele pudesse não ser atormentador pela solidão e o cansaço. Por isso, o Senhor julgou como algo ruim o homem querer viver sozinho. Um homem sem uma mulher dificilmente se sentirá pleno nessa existência, exceto aqueles que segundo Paulo receberam de Deus o dom para tal (1 Coríntios, 7:7).

Enfim, a mulher é um presente de Deus na vida de todo homem. Aqueles que não reconhecem isso ou nunca tiveram uma mãe, ou uma esposa, ou uma irmã-amiga, ou são de outro planeta. Com sabemos que esse último caso é impossível, agradeça a Deus pelas mulheres que ele pôs em tua vida. Reconhessamos a importância delas, que não são nem mais, nem menos do que nós, homens, são nossas ajudadoras. Portanto, Deus abençoe todas as mulheres, e principalmente a que ele colocou em minha vida. Que é um mulher, amiga e uma otima mãe.